quinta-feira, 31 de março de 2011

Filosofia e Sociologia 2

                                         Direitos Humanos



Os Direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida.




O direito à vida, à alimentação, à saúde, à moradia, à educação, o direito ao afeto e à livre expressão da sexualidade estão entre os Direitos Humanos fundamentais.



Não existe um direito mais importante que o outro. Para o pleno exercício da cidadania, é preciso a garantia do conjunto dos Direitos Humanos. Cada cidadão deve ter garantido todos os Direitos Humanos, nenhum deve ser esquecido.



Respeitar os Direitos Humanos é promover a vida em sociedade, sem discriminação de classe social, de cultura, de religião, de raça, de etnia, de orientação sexual. Para que exista a igualdade de direitos, é preciso respeito às diferenças.



A igualdade racial e entre homens e mulheres são fundamentais para o desenvolvimento da humanidade e para tornar real os Direitos Humanos.
















                                              

terça-feira, 29 de março de 2011

Ciências 2

                                             Funções Químicas


  Para facilitar o estudo dos compostos conhecidos , foi adotado o critério de reuni-lo em funções químicas , isto é , em conjuntos de compostos com propriedades químicas semelhantes  .Os compostos inorgânico foram  agrupados  em quatro funções químicas conhecidas por funções inorgânicas .Os compostos orgânicos , que são compostos de carbono , foram agrupados em funções orgânicas .  
  As quatro funções inorgânicas são ácidos,bases,sais e óxidos . Dentre as funções orgânicas , podem ser citados hidrocarbonetos ,álcoois,cetonas,ácidos orgânicos e aminas .


FUNÇÃO ÁCIDO  :


Consiste as seguintes substâncias: ácidos súlfurico, H2SO4; ácido nítrico, HNO3; ácido clorídrico, HCL; ácido sulfídrico, H2S.



Todos esses ácidos possuem, em sua estrutura química, o elemento hidrogênio combinado com um ametal (CL, S) ou com um radical negativo (SO4, NO3).



Podemos, assim, definir essa função da seguinte maneira: Função ácido é o grupo de compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo o cátion hidrogênio como íon positivo.



Os ácidos apresentam as propriedades relacionados abaixo: · Têm sabor azedo. O limão, por exemplo, é azedo porque contém ácidos do cítrico. · Conduzem bem a eletricidade quando a solução. Por exemplo, para realizar a eletrólise (ou quebra de molécula por corrente elétrica) da água, fazemos passar uma corrente elétrica por uma porção de água acidulada, pois a água pura não é boa condutora de eletricidade. · Alteram a cor dos indicadores. (Indicadores são substancias que têm a propriedade de mudar de cor; essa mudança de cor indica o caráter ácidos ou básico da solução). Por exemplo, a fenolftaleína vermelha se torna incolor quando a ela é acrescentado um ácido; o papel de tornassol azul fica vermelho quando mergulhado em ácido. · Reagem com os hidróxido (bases), produzindo sal e água. O ácido clorídrico, por exemplo, reage com o hidróxido de sódio (soda cáustica), formando cloreto de sódio e água. Veja:



HCL + NaOH - NaCL + H2O ácido base sal água



Os ácidos podem ser classificados em dois grupos: hidrácidos e oxiácidos.



Hidrácidos. Observe a formula dos seguintes ácidos: ácido iodídrico, HI; ácido sulfídrico, H2S; ácido clorídrico, HCL. Observe que esses ácidos não possuem átomos de oxigênio. Os hidrácidos são, portanto, os ácidos que NÃO possuem átomos de oxigênio. Oxiácidos. Considere agora os seguintes ácidos: ácido carbônico, H2CO3; ácido sulfuroso, H2so3; ácido sulfúrico, H2SO; ácido nitroso, HNO2; ácido nítrico, HNO3. Como você pode percebe, esses ácidos apresentam átomos de oxigênio. Os oxiácidos são, portanto, ácidos que possuem átomos de oxigênio.



NOME DOS ÁCIDOS

Você deve ter observado que os ácidos do grupo dos hidráxidos - que não apresentam oxigênio em sua composição - têm o nome terminado por ídrico. Assim, para escrever o nome dos ácidos do grupo hidrácidos você deve seguir este esquema:



ácidos nome do elemento ligado ao H + ídrico

FUNÇÃO DE BASES :


Vamos considerar agora as seguintes substâncias: hidróxido de sódio ou soda cáustica, NaOH; hidróxido de cálcio ou de pintura, Ca(OH)2; hidróxido de potássio, KOH.



Como você pode notar, estas substancias têm em sua estrutura química o radical OH. Elas são denominadas bases ou hidróxidos.



Assim, podemos definir a função base da seguinte forma:



Função base é o grupo de compostos que em solução aquosa se dissociam em íons, sendo o íon negativo o radical OH (hidroxila ou hidróxido). As bases apresentam as propriedades relacionadas a seguir:



· Têm sabor adstringentes. · conduzem bem a eletricidade, quando em solução. · Torna vermelha a fenolftaleína incolor. · Torna azul o papel de tornassol vermelho. · Reagem com os ácidos, produzindo sal e água. Exemplo: o ácido sulfídrico e a soda cáustica reagem formando sulfeto de sódio e água.



Assim: H2S + 2NaOH - Na2S + 2H2O ÁCIDO BASE SAL ÁGUA



NOME DOS BASES

A denominação das bases é dada pela expressão hidróxido de seguida do nome do elemento.



Portanto, o esquema para escrever o nome das bases é o seguinte: hidróxido de nome do elemento


FUNÇÃO DO SAL  :


Considere as substâncias: cloreto de sódio, NaCL; iodeto de cálcio, CaI2; sulfato de potássio, K2SO4; nitrato de sódio, NaNO3. Todas as substâncias constituídas por um cátion diferente de H+ combinado ionicamente com um ânion diferente de OH- são denominados sais.



Podemos então definir a função sal da seguinte forma: Função sal é o grupo de substâncias iônicas que possuem um cátion diferente de h+ e um ânion diferente de OHOs sais apresentam as propriedades relacionadas abaixo:



· Têm sabor salgado. O cloreto de sódio, por exemplo, é uma substância que apresenta essa propriedade. · Conduzem bem a eletricidade, quando em solução. · São obtidas pelas reação de ácido com bases. Essa reação é denominada de reação de neutralização ou de salificação. Exemplo: o ácido clorídrico reage com o hidróxido de alumínio, produzindo cloreto de alumínio e água:



3HCL + AL(OH)3 - ALCL3 + 3H2O ácido base sal água Os sais são classificados em dois tipos: oxigenados e não-oxigenados. Sais oxigenados. São os sais que contêm oxigênio em sua fórmula. Exemplos: sulfato de potássio, K2SO4; carbonato de cálcio, CaCO3. Sais não oxigenados. São os sais que contêm oxigênio em sua fórmula. Exemplos: cloreto de sódio, NaCL; iodeto de cálcio, CaL2; sulfeto de ferro, FeS.



NOME DOS SAIS

Podemos escrever os nomes dos sais a partir da própria formula. Para isso, colocamos o nome do ânion seguido do nome do cátion.































  

segunda-feira, 28 de março de 2011

Geografia 3

         
       As mudanças no espaço geográfico da Ásia produzidas pela expansão comercial europeia


  Com a expansão marítima europeia , o territórios e as  sociedades da  Ásia passaram a estabelecer contatos com exploradores e comerciantes europeus .

  As viagens eram longas e perigosas . A forma mais prática que encontraram para atingir seus objetivos foi erigir entrepostos comerciais em regiões litorâneas , que serviam também como depósitos dos produtos a serem embarcados para Europa . Essas construções ficaram conhecidas como feitorias .

  Com a Revolução Industrial a Europa produziam , maior era a necessidade de recursos e de  novos mercados consumidores .

Espanhol 2

                  Tratamento Formal / Tratamento não Formal


Tratamento informal  :



Tú (você)--Usar esse tratamento com as pessoas que você já tenha intimidade, por exemplo: amigos, família, conhecidos etc.






Tratamento formal  :


USTED (Senhor,senhora) Se usa com pessoas desconhecidas, que tenha mais idade que você, no trabalho, negócios, reuniões etc.


Exemplos  :



Tratamento formal : (TÚ)

?Cómo está usted ?

?Es usted... ?

?Cuál es su apellido ?

?Habla (usted) español ?

Tratamento não formal : (USTED)

Hola,?qué tal ? / ?Cómo estás?
?Eres...?
?Cuál es tu apellido ?
?Hablas español ?

quinta-feira, 24 de março de 2011

Filosofia e Sociologia

                                                  Familia



   A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.



Familia conjugal ou nuclear é o grupo que reune marido e filhos . Familia consaguinea e extensa é a que reúne , além do casal e seus filhos , outros parentes , como avós , netos , genros , noras , primos e sobrinhos .



terça-feira, 22 de março de 2011

Português 3

                                         As maiores palavras da língua portuguesa


E a maior palavra da lingua portuguêsa é:



Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico e é o nome do portador da doença que é causada pela inalação de cinzas vulcânica .




As maiores palavras da língua portuguesa são:




Anticonstitucionalissimamente :   com 29 letras, é a maior palavra do nosso idioma. É um advérbio e descreve algo que é efectuado de maneira muito anticonstitucional, ou seja, que é oposto à constituição.

Oftalmotorrinolaringologista : (português brasileiro), com 28 letras, é o especialista em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta, no entanto é uma palavra considerada obsoleta. É mais comum a palavra otorrinolaringologista (Veja abaixo).

Inconstitucionalissimamente : com 27 letras, é o advérbio de inconstitucional e designa o mais alto grau de inconstitucionalidade. É tida geralmente como a mais longa palavra de língua portuguesa pelo Guinness Book of Records.

Otorrinolaringologista : com 22 letras, é o médico que se ocupa dos ouvidos, garganta e nariz.

 Inconstitucionalíssimo : com 22 letras, adjectivo, masculino singular, derivação de inconstitucional.

 Inconstitucionalíssima : com 22 letras, adjectivo, feminino singular, derivação de inconstitucional.




A maior palavra do mundo é:


lopadotemamachoselachogaleokranioleipsanodrimhypot irmmatosilphio


paraomelitokatakechymenokichlepicossyphophattoperi steralektryonopte


kephalliokigklopeleiolagoiosiraiobaphetraganoptery gon.

Ela pertence à língua grega, tem 182 letras e batiza um tipo de comida.

Ciências

                                        Ligações Iônica ou eletrovalente


  As ligações iônicas resultam de atração entre íons de cargas elétricas contrárias . Esses íons são formados , de modo geral , pela transferência de elétrons entre um átomo de metal (perde elétrons) e um átomo de não metal (ganha elétrons) , estabelecendo uma ligação química .

  Os metais tendem a perder elétrons do último nivel eletrônico . Tal fato faz com que fiquem com mais prótons do que elétrons e tornam - se , protanto , cátions (+) .

  Já os  não metais tendem a ganhar elétrons no último nível eletrônico .Isso faz com que fiquem com mais elétrons do que prótons e , portanto ,tornam - se ânions (-) .

  Na ligação iônica , o metal perde elétrons para o não metal e tanto um como outro se estabilizam , pois ficam com elétrons no último nível .

  Os metais que apresentam de 1 a 3 elétrons no último nível geramnete tendem a perder e formar cátions .

Matemática

                             Raiz Enésima de um número real




Números naturais ou IN

Ex {0,1,2,3,4,5...}



Números inteiros ou Z

Ex {...-4,-3,-2,-1.0,1,2,3,4}



Números racionais ou Q

Ex As frações e as os decimais

Ex 2/3,1/2,1,2,-25



Números Inrracionais ou Q.I

Ex √2 = os decimais não periódico

√3

História 3

                               
                                              A Primeira Guerra Mundial


Os fatores que provocaram a I Guerra Mundial podem ser divididos em gerais e específicos  :


Fatores gerais  :


  • Disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados, que não conseguiam mais escoar toda a produção de suas fábricas. Tal concorrência era particularmente acirrada entre a Grã-Bretanha e a Alemanha.

  • Atritos entre as grandes potências devido a questões coloniais. Alemanha, Itália e Japão participaram com atraso da corrida neocolonialista e estavam insatisfeitos com as poucas colônias que haviam adquirido.

  • Exacerbação dos nacionalismos europeus, manipulados pelos respectivos governos como um meio de obter a adesão popular à causa da guerra. Há que considerar ainda o nacionalismo das populações que se encontravam sob o jugo do Império Austro-Húngaro ou do Império Russo e ansiavam pela independência.

Fatores específicos :

  • A França alimentava em relação à Alemanha um forte sentimento de revanchismo, por causa da humilhante derrota sofrida na Guerra Franco-Prussiana de 1870-71, e desejava recuperar a região da Alsácia-Lorena, perdida para os alemães naquele conflito.

  • A Itália, cujo processo de unificação política ocorrera no século XIX, desejava incorporar as cidades “irredentas” (não-redimidas) de Trento e Trieste, que continuavam em poder da Áustria-Hungria.

  • O Reino da Sérvia aspirava à formação de uma Grande Sérvia; para tanto, pretendia anexar o vizinho Reino do Montenegro e as regiões da Bósnia-Herzegovina, Croácia e Eslovênia, pertencentes ao Império Austro-Húngaro. As ambições sérvias eram respaldadas pela Rússia, desejosa de consolidar sua influência nos Bálcãs para ter acesso ao Mar Mediterrâneo.

  • O decadente Império Otomano (Turquia), apelidado O Homem Doente da Europa, vinha sofrendo uma dupla pressão: da Rússia, que tencionava apossar-se dos estreitos do Bósforo e dos Dardanelos, e da Grã-Bretanha, que desejava libertar as populações árabes do domínio turco, a fim de poder explorar o petróleo do Oriente Médio. Tal situação levou o governo otomano a se aproximar da Alemanha, em busca de ajuda técnica e militar.



Consequências da I Guerra Mundial :


* 11 milhões de mortos (destes, 8 milhões eram combatentes).

* Fim dos impérios Russo, Austro-Húngaro, Alemão e Otomano.

* Surgimento de novos Estados europeus:

 Do desmembramento do Império Austro-Húngaro: Áustria, Hungria, Checoslováquia e Iugoslávia   (nome oficial da “Grande Sérvia”, criado em 1931).

 Do desmembramento do Império Russo:

 URSS, Finlândia, Polônia, Lituânia, Letônia e Estônia.

* Crise econômica generalizada, com especial gravidade na URSS, Itália e Alemanha.

* Surgimento dos regimes totalitários, tanto de esquerda (comunismo) como de direita (fascismo).

* Ascensão dos EUA à posição de maior potência mundial.

* Criação da Sociedade das Nações ou Liga das Nações – um dos poucos itens dos “14 Pontos” que  foram aproveitados.

* Existência de minorias étnicas com tendência separatista em vários países da Europa Central e Oriental, criando graves focos de tensão.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Música

                                                 Valores


  A música é representada pelo equílibrio de sons e  silêncios . Ambos tem durações diferentes e são representadps por sinais denominados valores . Os valores que representam a duração dos sons músicais são chamados de figuras .

Português 2

                                                         Carnaval




  O carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo da Qüinquagésima à chamada terça-feira gorda. Embora centrado no disfarce, na música, na dança e em gestos, a folia apresenta características distintas nas cidades em que se popularizou.




  O termo carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.



  A própria origem do carnaval é obscura. É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os atos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida.


O carnaval não é comemorado somente no Brasil, mas em boa parte do planeta.


Veja a seguir as principais comemorações.



Reino Unido  :



No período do carnaval brasileiro, acontece, no Reino Unido, o Shroveitide (Shrive que significa confessar ‘pecados’), que é a comemoração do carnaval britânico.



Estados Unidos  :


Nos Estados Unidos,o carnaval resume-se basicamente na celebração do Mardi Grass (Terça-Feira Gorda), vários estados celebram o carnaval.



O Estado mais tradicional na comemoração é New Orleans, onde, durante o Mardi Grass, desfilam pelas ruas mais de 50 agremiações. A agremiação mais conhecida é a do Bacchus (que possui gigantescos e originais carros alegóricos).



Alemanha :


Na Alemanha a celebração do carnaval acontece tanto nos grandes centros urbanos quanto na Floresta Negra e nos Alpes.



A festa mais tradicional é a da cidade de Bonn, que organiza desfiles com pessoas fantasiadas; o diabo fica solto, por esse motivo as pessoas usam máscaras a fim de esconder seus rostos.



Veneza :


Por muito tempo o carnaval veneziano foi um dos mais fortes e alegres do mundo. Durante o período do carnaval eram desenvolvidos bailes e festas nas praças e ruas da cidade. Com o passar do tempo o carnaval de Veneza foi enfraquecendo, chegando a quase extinguir-se.



segunda-feira, 14 de março de 2011

Educação Física

                                             Termos De Vôlei



Avião - é quando se corta ou saca-se longe da quadra


Bater - cortar ou sacar

Bok ou será Blok - bloqueio

Medalha - quando se corta ou saca-se direto no peito do adversário

Mina - é o jogador pior do adversário é a "mina de ouro", o ponto certo.

Vareta - antena

jogador de ponta - é aquele que ataca pelas pontas também chamado de bola de segurança

- Caixote - é quando saca-se ou corta-se encaixando a bola na mão sempre ela sai devagar e atrapalha a recepção

- bola diagonal - quando saca-se ou corta-se na sua diagonal

- bola paralela - idem só que na paralela



Cortador - Aquele jogador que corta, faz ponto..




Jogador de Ponta - Jogador que bate num dos lados da quadra, tem ponta direito ou esquerdo..



Jogador de Meio - São os que batem bolas do meio da rede



Jogador de Passe - Não sei... Acho que você está falando do líbero, ele é responsável pelas defesas, só pode defender, usa um uniforme diferente, isso para ser melhor identificado pelo juíz, pois pode cometer infração.



Levantador - Responsável pelas jogadas, é o maestro do jogo, ele passa bola pro atacante jogar, pode optar pelos pontas, meio de rede, ou fundo.



Tie Break - Set de desempate, no volei o primeiro time a vencer 3 sets vence a partida, pode haver um empate de 2 sets a 2 daí os times vão pro quinto e último chamado tie break, ele é menor, o primeiro time que chega aos 15 pontos vence, a não ser que haja empate nos pontos daí o primeiro que abrir vantagem de dois pontos vence.

Geografia 2

                                                  O continente Asiático


A Ásia está localizada a oeste do meridiano de Greenwich, ou seja, no Oriente, o continente está situado no hemisfério norte. De todos os continentes existentes, a Ásia é o maior, sua área é de 44 milhões de quilômetros quadrados.




Os limites de fronteira que existem no continente asiático são: ao norte, Oceano Glacial Ártico; ao sul, Oceano Índico; a leste, Oceano Pacífico; a oeste, Mar Vermelho, que o separa do continente africano, o Mar Mediterrâneo e os Montes Urais que o separa da Europa.



Além de ser o maior continente do mundo, abriga cinco dos dez países mais populosos do planeta, são eles:

- China (1,3 bilhões habitantes),

- Índia (1,1 bilhão),

- Indonésia (234 milhões),

- Paquistão (169 milhões),

- Bangladesh (150 milhões),

- Japão (127 milhões).

O produto da soma de todos os paises citados representa, aproximadamente, 60% do total da população do planeta.



Em razão de sua extensão territorial, o continente abrange diversas características naturais, econômicas e culturais.

Para facilitar as análises de todos os temas foi feita a regionalização do continente, a partir desse processo o continente asiático ficou dividido em Ásia boreal (onde se encontra a parte asiática da Rússia), Ásia Central (onde está o Casaquistão, o Usbequistão, o Turcomenistão, o Quirquistão e o Tajiquistão), Oriente Médio (abriga, em grande maioria, países árabes e mulçumanos), Ásia austral (abrange a Índia e o sudeste asiático) e Extremo Oriente (composto por China, Mongólia, Taiwan, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Japão).

Espanhol

                                                  Verbos em Espanhol

Os mais usados :


Hablar: falar.


Preguntar: perguntar, fazer pergunta.

Escuchar: escutar,

Escribir: escrever, escrever alguma coisa

Llamar: chamar,

Actuar: atuar,

Comer: comer, alimentar

Beber: beber, beber algo

Dormir: dormir.

Despertar: despertar, se levantar.

Decir: dizer, dizer algo

Elegir: escolher, fazer uma escolha.

Oír: ouvir,

Trabajar: trabalhar, ato de trabalhar.

Hacer: fazer, fazer algo.

Mirar: olhar, observar

Dibujar: desenhar, fazer desenho.

Jugar: brincar, jogar.

Imaginar: imaginar. usar a imaginação.

Vivir: viver.

Copiar: copiar, fazer cópia de algo.

Pegar: colar, grudar, colar com cola.

Coger: pegar, agarrar algo.

Estudiar: Estudar

Responder / Contestar: responder, responder a alguém.

Saludar: cumprimentar, saudação.

Presentar: apresentar, apresentar algo ou alguém.

Describir: descrever, descrever algo ou alguém.

Pensar: pensar , opinião.

Intentar: Tentar, experimentar algo

sexta-feira, 11 de março de 2011

Português

                                           Período Misto


Período composto é aquele período que possue mais de uma oração.




No período composto as orações podem se estruturarem de duas maneiras diferentes o que vem ocasionar em dois tipos de período composto: o período composto por coordenação e o período composto por subordinação.




 Por coordenação :

Apresenta as orações sintaticamente independentes entre si, ou seja, uma oração não exerce função sintática em relação à outra.





 Por subordinação :

Apresenta as orações sintáticamente dependete entre si, ou seja, uma oração exerce função sintática em relação à outra.



Há ainda na língua portuguesa período misto ou período composto por coordenação e subordinação, que é um periodo que possue tanto oração coordenada como subordinada .

História 2

                                                Partilha Da África


No fim do século XIX e início do século XX, com a expansão do capitalismo industrial, começa o neocolonialismo no continente africano. Entre outras características, é marcado pelo aparecimento de novas potências concorrentes, como a Alemanha, a Bélgica e a Itália. A partir de 1880, a competição entre as metrópoles pelo domínio dos territórios africanos intensifica-se. A partilha da África tem início, de fato, com a Conferência de Berlim (1884), que institui normas para a ocupação. No início da I Guerra Mundial, 90% das terras já estão sob domínio da Europa. A partilha é feita de maneira arbitrária, não respeitando as características étnicas e culturais de cada povo, o que contribui para muitos dos conflitos atuais no continente africano. Os franceses instalam-se no noroeste, na região central e na ilha de Madagáscar. Os ingleses estabelecem territórios coloniais em alguns países da África Ocidental, no nordeste e no sul do continente. A Alemanha conquista as regiões correspondentes aos atuais Togo, Camarões, Tanzânia, Ruanda, Burundi e Namíbia. Portugal e Espanha conservam antigas colônias. Os portugueses continuam com Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, enquanto os espanhóis mantêm as posses coloniais de parte do Marrocos e da Guiné Equatorial. A Bélgica fica com o Congo (ex-Zaire) e a Itália conquista a Líbia, a Eritréia e parte da Somália.




Após a partilha ocorrem movimentos de resistência. Muitas manifestações são reprimidas com violência pelos colonizadores. Também são exploradas as rivalidades entre os próprios grupos africanos para facilitar a dominação. A colonização, à medida que representa a ocidentalização do mundo africano, suprime as estruturas tradicionais locais e deixa um vazio cultural de difícil reversão. O processo de independência das colônias européias do continente africano tem início a partir da II Guerra Mundial.







Portugueses  :


Iniciam o processo na primeira metade do século XV, estabelecendo feitorias, portos e enclaves no litoral oeste africano. Não existe nenhuma organização política nas colônias portuguesas, exceto em algumas áreas portuárias onde há tratados destinados a assegurar os direitos dos traficantes de escravos. A obtenção de pedras, metais preciosos e especiarias é feita pelos sistemas de captura, de pilhagem e de escambo. O método predador provoca o abandono da agricultura e o atraso no desenvolvimento manufatureiro dos países africanos. A captura e o tráfico de escravos dividem tribos e etnias e causam desorganização na vida econômica e social dos africanos. Milhões de pessoas são mandadas à força para as Américas, e grande parte morre durante as viagens. A partir de meados do século XVI, os ingleses, os franceses e os holandeses expulsam os portugueses das melhores zonas costeiras para o comércio de escravos.



Ingleses  :

No final do século XVIII e meados do século XIX, os ingleses, com enorme poder naval e econômico, assumem a liderança da colonização africana. Combatem a escravidão, já menos lucrativa, direcionando o comércio africano para a exportação de ouro, marfim e animais. Para isso estabelecem novas colônias na costa e passam a implantar um sistema administrativo fortemente centralizado na mão de colonos brancos ou representantes da Coroa inglesa.



Holandeses  :

Estabelecem-se na litorânea Cidade do Cabo, na África do Sul, a partir de 1.652. Desenvolvem na região uma nova cultura e formam uma comunidade conhecida como africâner ou bôer. Mais tarde, os bôeres perdem o domínio da região para o Reino Unido na Guerra dos Bôeres.

História

                                               Revolução Russa


  Em agosto de 1914 a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial contra a Alemanha e a Áustria-Hungria. Nicolau II acreditava que por meio da guerra pudesse expandir o Império Russo e diminuir a insatisfação popular.



No entanto, o fato acentuou o descontentamento e precipitou o processo revolucionário. A guerra agravou a situação econômica e social do país. Os soldados, mal-armados e mal alimentados, foram dizimados em derrotas sucessivas. Em dois anos e meio de guerra, a Rússia perdeu 4 milhões de pessoas.


Em 1915, o czar Nicolau II decidiu assumir pessoalmente o comando do Exército, deixando o governo nas mãos de sua esposa, a Imperatriz Alexandra, e de Rasputin, um monge que agia como conselheiro do czar.


Em 1917, a escassez de alimentos era muito grande e provocou uma série de greves. Em 27 de fevereiro desse mesmo ano, uma multidão percorreu a capital do Império pedindo pão e o fim da guerra. Os manifestantes também criticavam o sistema monárquico.


A polícia e o exército, agora ao lado dos manifestantes, não reprimiram o movimento. Isolado, o czar abdicou, e um governo provisório foi constituído, chefiado pelo príncipe George Lvov. Esse governo, dominado pela burguesia russa, decidiu continuar na guerra, com planos de uma grande ofensiva contra a Áustria-Hungria.


A população russa, porém, discordava dessa orientação. O governo, sem controle de seus exércitos, não tinha forças para impedir as deserções dos soldados. Havia ainda a constante elevação dos preços dos gêneros alimentícios, contra a qual o governo nada conseguia fazer.


Nesse momento, grupos revolucionários já desenvolviam intensa atividade nas cidades, reativando os sovietes de trabalhadores, com o objetivo explícito de tomar o poder.


A ofensiva do novo governou contra a Áustria-Hungria fracassou. Isso agravou ainda mais a situação e provocou uma grande manifestação no dia 17 de julho de 1917, na capital do Império. Era o fim do governo provisório de Lvov, substituído por Alexander Kerenski.


Naquele momento, três grupos e três diferentes propostas políticas se defrontavam pelo poder:



* O Partido Democrático Constitucional, partido da burguesia e da nobreza liberal, favorável à continuação da guerra e ao adiamento de quaisquer modificações sociais e econômicas.



* Os bolcheviques - maioria, em russo -, que defendiam o confisco das grandes propriedades, o controle das indústrias pelos operários e a saída da Rússia da guerra. Graças ao controle cada vez maior que exerciam sobre os sovietes de operários e soldados, sua força crescia continuamente. Seus dois principais líderes eram Vladimir Lenin e Leon Trotski.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Filosofia

                                              Conceito e  Origem Do Carnaval



O carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo da Qüinquagésima à chamada terça-feira gorda. Embora centrado no disfarce, na música, na dança e em gestos, a folia apresenta características distintas nas cidades em que se popularizou.


O termo carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.


A própria origem do carnaval é obscura. É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os atos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida

terça-feira, 1 de março de 2011

Geografia

                                       A tensão na Ossétia e Conflito na Chechênia


A tensão na Ossétia  :

A Ossétia é uma das regiões que mantêm históricas ligações com a Rússia. Seu povo tem língua e costumes próprios e é de origem persa (atual Irã), tendo-se instalando nessa região há muitos séculos. Durante a fase socialista, a Ossétia foi dividida em duas partes: parto norte ficou como uma região autônoma da Rússia, e a parte sul, como região autônoma da Geórgia. Na parte sul a população sempre reclamou da opressão exercida pelo governo georgiano, e desde o fim da URSS e da formação da CEI (Comunidade dos estados Independentes) os ossetos passaram a lutar contra esse domínio. Entre 1991 e 1992 a Ossétia do Sul declarou sua independência e passou a receber forte apoio da Rússia, que até hoje concede ajuda militar, financeira e diplomática a seu habitantes. Por trás conflito existem ainda outras interesses. Por exemplo, a região é importante ponto de passagem de gás e petróleo para o Ocidente e a Rússia não quer perder essa área de influência. Além disso, nos últimos aos o governo da Geórgia tem se aproximado dos Estados Unidos e da OTAN, e isso gerou muita tensão em Moscou.




O conflito na Chechênia  :

 A chechênia é uma das regiões autônomas da Rússia. Localiza-se ao Sul da parte Europeia, entre o Mar Cáspio Negro. A população é majoritariamente muçulmana, covertida entre os séculos XVII e XVIII. Quando a União Soviética chegou ao fim, em 1991 os chechenos iniciaram um movimento de libertação, que a Rússia decidiu impedir. Desde 1994, os combates são intensos e os chechenos continuaram a resistir. Os recursos destruíram grande parte da capital da Chechênia, Grazny, expulsando milhares de chechenos que passaram a viver como refugiados em vários países da região. Os guerrilheiros chechenos combatem a presença russa com atentados que têm deixando muitas vítimas civis.