segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Geografia 2

                                        Oriente Médio

Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes. É composta por 15 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.







Clima:


O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido). Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos, onde há presença de formações vegetais arbustivas.






Atividades Econômicas:


O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).






Outra atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária. Por ser realizada dominantemente de forma tradicional, com uso de pouca tecnologia e mecanização, essa atividade incorpora cerca de 40% da população economicamente ativa. O predomínio de climas áridos e semiáridos na região é bastante prejudicial para o desenvolvimento dessa atividade econômica.






A atividade industrial no Oriente Médio apresenta pouca expressividade. Nos países petrolíferos, há a existência de refinarias e petroquímicas. Outras indústrias se relacionam aos setores mais tradicionais, como o têxtil e o alimentício.






O turismo é outra atividade que vem apresentando importância para alguns países do Oriente Médio, a exemplo de Israel e Turquia (que recebem cerca de 2,5 milhões de turistas por ano).






Religiões:


No Oriente Médio, aproximadamente 238 milhões de pessoas (cerca de 92% da população) são muçulmanas. A maioria pertence às seitas sunita e xiita (sugeridas logo após a morte do profeta Maomé, em 632 d.C.). Há grupos menores de mulçumanos, como os drusos e os alauitas.






A região abriga ainda cerca de 13 milhões de cristãos, muitos de igrejas árabes, como a copta ou a maronita, que estão entre as mais antigas do cristianismo. Além disso, também vivem no Oriente Médio cerca de 6 milhões de judeus, quase todos em Israel. A migração desses deu-se em ondas, originárias primeiro da Europa e, depois, de todo o mundo. Por isso, no Estado judeu encontram-se inúmeros grupos étnicos cujas culturas, tradições, orientações políticas e práticas religiosas variam muito e são livremente expressas.















Espanhol 2

                                       Muy/Mucho




Muy e mucho ambos tem o mesmo significado, que é muito.


Mas como posso saber se devo usar muy ou mucho, veja a regra.



Regras



Muy+ adjetivo

mucho+adverbio



Exemplos:



Hoy ella está muy hermosa.

Hoje ela está muito bonita.



¿Cómo estás?

Muy bien.



Mucho/a+substantivo singular

Exemplos:



Él tiene mucho miedo.

Tem muito medo.



Ella tiene mucha prisa.

Tem muita presa.



Verbo + mucho

Exemplos:

Me duele mucho.

Me doi muito.



Yo trabajo mucho.

Eu trabalho muito.


























terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ciências

                                             Ondas                      


No estudo da física, onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere matéria entre dois pontos. As ondas podem se classificar de acordo com a direção de propagação de energia, quanto à natureza das ondas e quanto à direção de propagação.




Quanto à direção de propagação de energia, as ondas se classificam da seguinte forma:



Unidimensionais: propagam-se em uma única dimensão;

Bidimensionais: propagam-se num plano;

Tridimensionais: propagam-se em todas as direções.

Quanto à natureza, as ondas se classificam em:



Ondas mecânicas: são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar como, por exemplo, onda em uma corda ou mesmo as ondas sonoras;

Ondas eletromagnéticas: são aquelas que não necessitam de meio material para se propagar, elas podem se propagar tanto no vácuo (ausência de matéria) como também em certos tipos de materiais. São exemplos de ondas eletromagnéticas: a luz solar, as ondas de rádio, as micro-ondas, raios X, entre muitas outras.

Quanto à direção de propagação, as ondas se classificam em:



Ondas transversais: são aquelas que têm a direção de propagação perpendicular à direção de vibração como, por exemplo, as ondas eletromagnéticas.

Ondas longitudinais: nessas ondas a direção de propagação se coincide com a direção de vibração. Nos líquidos e gases a onda se propaga dessa forma.

Para descrever uma onda é necessária uma série de grandezas, entre elas temos: velocidade, amplitude, frequência, período e o comprimento de onda.



















terça-feira, 9 de agosto de 2011

Música

                                          Orquestra dos Meninos


SINOPSE  :




O filme conta a história real de Mozart Vieira, que desde cedo sentia forte vocação para música. Imbuído deste sentimento, Mozart encontra na música, a saída para sua ação artística social criando a Orquestra dos Meninos, apesar da grave seca que assola o nordeste. Sua fundação ganha grande repercussão e os holofotes despertam o ódio dos coronéis locais. Surgem ameaças e ataques. A sede da Fundação é invadida e o menino Erinaldo é seqüestrado, caso que acaba transformando-se em escândalo nacional, mas o delegado da cidade de Olinda afirma que foi armado por Mozart para promover sua Orquestra. Um movimento de artistas liderados por Ivan Lins, Fagner, Gilberto Gil e outros faz um abaixo-assinado a favor de Mozart e através de ação na Justiça, a Orquestra recupera o prédio da Fundação. O maestro e sua Orquestra voltam a São Caetano nos braços da multidão e tocam na praça da cidade.

TÍTULO ORIGINAL :

Orquestra dos Meninos

LANÇAMENTO  :
2008-11-07

DIREÇÃO :

Paulo Thiago

CO-PRODUÇÃO :

Globo Filmes, Vitória Produções

DISTRIBUIÇÃO :

Paramount Pictures

ELENCO :

Murilo Rosa . . . Mozart

Priscila Fantin . . . Creusa

Othon Bastos . . . Moisés Batista

Lais Corrêa . . . D. Josete

Gustavo Gasparani . . . Humberto

Carlos Meceni . . . Renato Carvalhosa

Olga Machado . . . Neusa

Jaime Leibovitch . . . Maestro Rossi



FICHA TÉCNICA :

Produtora: Gláucia Camargos

Produção Executiva: Tereza Alvarez

Preparação de Elenco: Lais Correa

Diretor de Fotografia: Guy Gonçalves

Direção de Produção: Emilio Bellezia

Direção de Arte: Daniel Flaksman

Maquiagem: Rose Verçosa

Som: José Louzeiro

Montagem: Natara Ney

Figurino: Karla Monteiro

Roteiro: Alcione Araújo, Melanie Dimantas, Graciela Maglie, Paulo Thiago



SITE OFICIAL :

» www.orquestradosmeninosofilme.com.br










terça-feira, 2 de agosto de 2011

Português

                                                            Drogas


As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita com Cannabis sativa, e o Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose. . Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo – são chamados de Exames Toxicológicos.

As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.

O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Algumas dessas substâncias são utilizadas em medicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo (drogas ilícitas).

Filosifia e Sociologia

                                      Aristocracia

Significados :

1) É um tipo de governo onde os nobres tem o poder.. Em quase toda historia tivemos esse tipo de governo onde os interesses particulares prevalecem ao da coletividade.




2) Classe dos nobres, dos privilegiados.


Elite: a aristocracia do talento.

Governo no qual o controle fica nas mãos de uns poucos cidadãos ricos e socialmente importantes. O termo vem do grego e significa governo dos melhores.

3) A palavra aristocracia, de origem grega, designa tanto uma forma de governo quanto uma classe social. Na primeira acepção, teve em Platão seu teórico por excelência. Na segunda, é empregada pelos historiadores para identificar os grupos que, nas diferentes sociedades, apresentam características semelhantes às da antiga aristocracia grega.

Matemática

Resolução de equações do 2º grau:




A resolução de equações do 2º grau incompletas já foi explicada acima, vamos agora resolver equações do 2º grau completas, ou seja, do tipo ax²+bx+c=0 com a, b e c diferentes de zero.



- Uma equação do 2º grau pode ter até 2 raízes reais, que podem ser determinadas pela fórmula de Bháskara.



Como Bháskara chegou até a fórmula de resolução de equações do 2º grau?



Considerando a equação: ax²+bx+c=0, vamos determinar a fórmula de Bháskara:



Multiplicamos os dois membros por 4a:



4a²x²+4abx+4ac=0

4a²x²+4abx=-4ac



Somamos b² aos dois membros:



4a²x²+4abx+b²=b²-4ac



Fatoramos o lado esquedo e chamamos de (delta)

b²-4ac:






Fórmula de Bháskara:



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Espanhol

                                                        Los Animales


gato


ratón

oso

cebra

tigre

mono

toro

vaca

yacaré/cocodrilo

León

Ballena

ciervo/venado

oveja

cerdo, puerco

elefante

chimpancé

jirafa

canguro

camello

perro

conejo

murciélago

rinoceronte

papagayo/loro/cotorra

garza

paloma

pato

pavo real

águila

gallina

gallo

Geografia

                                                  Índia


A história da Índia teve início aproximadamente em 3300 a.C., quando a primeira civilização urbana se formou nos arredores do vale no Rio Indu, que origina o nome do país.


Por volta de 1500 a.C., a Índia foi invadida pelas tribos árias, povos nômades, vindos provavelmente do Irã, que ocuparam a região, dominando a civilização hindu que se formava. Teve início, então, o Período Védico, que durou até 500 a.C.

O período Védico ficou marcado pelas escrituras compiladas de hinos escritos em sânscrito nessa época, que foram chamados de Vedas (saber sagrado). Foram escritos quatro Vedas: Rig-Veda, Yajur-Veda, Sama-Veda e Atharva-Veda. Algumas descrições contidas nos Vedas dão uma noção de como eram a vida e a sociedade, naquela época. Nos últimos anos do século IV, o período Védico se encerrou quando ocorreram transformações no país e surgiram novas religiões e novas ideologias.

O surgimento do budismo (pregado por Buda) e do Jainismo (pregado por Mahavira) no contexto indiano trouxe novas orientações ao hinduismo estabelecido na região. Com a invasão dos turcos, árabes e afegãos, o islamismo foi introduzido naquela região.