segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Espanhol 2

                           Los Días de la Semana y los Meses del Año





DÍAS DE LA SEMANA :


ESPANHOL    PORTUGUÊS

Lunes               Segunda

Martes               Terça

Miércoles           Quarta

Jueves              Quinta

Viernes              Sexta

Sábado           Sábado

Domingo          Domingo



LOS MESES DEL AÑO :

ESPANHOL      PORTUGUÊS

Enero              Janeiro

Febrero            Fevereiro

Marzo            Março

Abril              Abril

Mayo            Maio

Junio             Junho

Julio              Julho

Agosto         Agosto

Septiembre   Setembro

Octubre        Outubro

Noviembre    Novembro

Diciembre     Dezembro

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Português 5

                                       Concordância Verbal II



O verbo de uma oração deve concordar em número e pessoa com o sujeito, para que a linguagem seja clara e a escrita esteja de acordo com as normas vigentes da gramática. Observe:




1. Eles está muito bem. (incorreta)

2. Eles estão muito bem. (correta)



O sujeito “eles” está na 3ª pessoa do plural e exige um verbo no plural. Essa constatação deixa a primeira oração incorreta e a segunda correta.



Primeiramente, devemos observar quem é o sujeito da frase, bem como analisar se ele é simples ou se é composto.



Sujeito simples é aquele que possui um só núcleo e, portanto, a concordância será mais direta. Vejamos:



1. Ela é minha melhor amiga.

2. Eu disse que eles foram à minha casa ontem.



Temos na primeira oração um sujeito simples “Ela”, o qual concorda em pessoa (3ª pessoa) e número (singular) com o verbo “é”.

Já na segunda temos um período formado por duas orações: “Eu disse” que “eles foram à minha casa ontem”. “Eu” está em concordância em pessoa e número com o verbo “disse” (1ª pessoa do singular), bem como “eles” e o verbo “foram” (3ª pessoa do plural).



Lembre-se que período é a frase que possui uma ou mais orações, podendo ser simples, quando possui um verbo, ou então composto quando possuir mais de um verbo.



Sujeito composto é aquele que possui mais de um núcleo e, portanto, o verbo estará no plural. Vejamos:



1. Joana e Mariana saíram logo pela manhã.

2. Cachorros e gatos são animais muito obedientes.

Geografia 2

                                  Descolonização da África



O continente africano foi colônia de potências europeias até a segunda metade do século XX. Sua independência se deu pela ocorrência da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na Europa entre 1939 e 1945. Um acontecimento que envolveu muitos países, dentre eles nações europeias que detinham territórios de exploração no continente africano.


Após o conflito, a Europa ficou bastante debilitada no âmbito político e econômico. O enfraquecimento das nações fez ressurgir movimentos de luta pela independência em todas as colônias africanas. No decorrer da década de 1960, os protestos se multiplicaram e muitos países europeus concederam pacificamente independência às colônias. Porém, a independência de alguns territórios se efetivou depois de prolongados confrontos entre nativos e colonizadores.

As antigas colônias se transformaram em países autônomos, no entanto, a partilha do território foi realizada pelas nações europeias, que não consideraram as divergências étnicas existentes antes da colonização. Desse modo, os territórios estipulados pelos colonizadores separaram povos de mesma característica histórico-cultural e agruparam etnias rivais.

Tal iniciativa produziu instabilidade política, que resultou em diversos conflitos entre grupo étnicos rivais. Diante dessa situação, as minorias continuaram sendo reprimidas por grupos majoritários, assim como acontecia no período colonial.

O continente está atualmente fragmentado em 53 países independentes. A incidência de conflitos tribais e o neocolonialismo dificultam a instabilidade política e econômica da região.












Filosofia e Socilogia 6

                                             Criatividade

Pode-se classificá-la segundo o lugar de origem e a forma como se manifesta. Um exemplo de classificação por lugar de origem é a seguinte:




Criatividade individual: é a forma criativa expressa por um indivíduo

Criatividade coletiva ou de grupo ou criatividade em equipe: forma criativa expressa por uma organização, equipe ou grupo. Surge geralmente da interação de um grupo com o seu exterior ou de interações dentro do próprio grupo e tem como objetivo principal otimizar ou criar produtos, serviços e processos.Na organização moderna a "criatividade em equipe" é o caminho mais curto e mais rápido para modernização e atualização de seus diversos métodos de gestão e de produção.

História

Na antiguidade, sob o ponto de vista da filosofia, a criatividade era vista, como parte da natureza humana, um dom divino, um “estado místico de receptividade a algum tipo de mensagem proveniente de entidades divinas.”(Alencar, 2001,p.15). Havia também a concepção que associava a criatividade à loucura, considerando as manifestações criativas como um ato impensado, que serviria de compensação aos desajustes e conflitos inconsciente da pessoa.

Filosofia e Sociologia 5

                                               Depressão


A depressão é muito complexa e difícil de ser diagnosticada, pois um dos seus principais sintomas pode ser confundido com tristeza, apatia, preguiça, irresponsabilidade e em casos crônicos como fraqueza ou falha de caráter.

É muito comum ouvir as pessoas dizer que estão “deprês” ou deprimidas, quando apenas estão chateadas, estressadas ou porque se desentenderam com alguém.

A pessoa deprimida ou com predisposição, às vezes com uma chateação corriqueira, pode ser nocauteada e cair num abismo sem fim ou então, ser mais resistente, mas numa crise brava também vai pro abismo. Por que é assim mesmo que se sente um deprimido. Uma pessoa sem perspectiva de vida, sem amor próprio, pessimista, desanimada que não vê graça em nada a não ser no seu isolamento e luto em vida.



Na realidade este desânimo perante a vida não é falta de atitude e sim um mau funcionamento cerebral. Porque embora muitas pessoas acham que depressão é frescura, ela é uma doença, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle do estado de humor.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Português 4

                                                                 Lya Luft





Lya Luft nasceu no dia 15 de setembro de 1938, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul.


Por se tratar de cidade de colonização alemã, as crianças, em quase sua totalidade, falavam alemão, e os livros utilizados nas escolas vinham da Alemanha. Com onze anos, Lya decorava poemas de Goethe e Schiller.

Posteriormente, estudou em Porto Alegre (RS), onde se formou em pedagogia e letras anglo-germânicas.

Iniciou sua vida literária nos anos 60, como tradutora de literaturas em alemão e inglês. Lya Luft já traduziu para o português mais de cem livros. Entre outros, destacam-se traduções de Virginia Wolf, Reiner Maria Rilke, Hermann Hesse, Doris Lessing, Günter Grass, Botho Strauss e Thomas Mann. Ela diz que traduzir é sua verdadeira profissão. E que faz tradução para ganhar dinheiro. Mas também porque gosta. Um trabalho que exige respeito. Seu desejo é aproximar o escritor estrangeiro do leitor brasileiro. Confessa que não pode ser inteiramente fiel, porque pode-se correr o risco de ninguém entender nada. Mas não faz um carnaval em cima do texto alheio, não inventa, não cria frases que não existem.




Bibliografia:




No Brasil:



- Canções de Limiar, 1964

- Flauta Doce, 1972

- Matéria do Cotidiano, 1978

- As Parceiras, 1980

- A Asa Esquerda do Anjo, 1981

- Reunião de Família, 1982

- O Quarto Fechado, 1984

- Mulher no Palco, 1984

- Exílio, 1987

- O Lado Fatal, 1989

- O Rio do Meio, 1996

- Secreta Mirada, 1997

- O Ponto Cego, 1999

- Histórias do Tempo, 2000

- Mar de dentro, 2000



(Todos os livros foram publicados pelas Edições Siciliano e Mandarim, São Paulo - SP)

Filosofia e Sociologia 4

                                           A  Bahia



A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o sétimo estado mais rico do país. Está situada ao sul da Região Nordeste do Brasil e é o maior estado da região, fazendo limites com oito outros estados federados brasileiros, a saber: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí ; Tocantins e Goiás ; Minas Gerais e Espírito Santo . A leste, é banhada pelo Oceano Atlântico e tem, com novecentos km, a mais extensa costa de todos os estados do Brasil com acesso ao Oceano Atlântico. Ocupa uma área de 567 295,669 km², sendo pouco maior que a França.




Geografia

                                   Indepêndecia da África


 O Continente africano limita-se ao Norte pelo Mar Mediterrâneo, ao Oeste pelo Oceano Atlântico e ao Leste pelo Oceano Índico. De uma maneira simplificada podemos dividi-lo em duas zonas absolutamente distintas: o centro-norte é dominado pelo imenso deserto do Saara (8.600.000 de km2), enquanto que o centro-sul, depois de percorrer-se as savanas, é ocupado pela floresta tropical africana.



Esta separação geográfica também refletiu-se numa separação racial. No Norte do continente habitam os árabes, os egípcios, os berberes e os tuaregues (sendo que esse dois últimos são os que praticam o comércio transaarino). No centro-sul, ao contrário, habitam mais de 800 etnias negras africanas. Atribui-se ao atraso da África meridional ao isolamento geográfico que a população negra encontrou-se através dos séculos. Afastada do Mediterrâneo - grande centro cultural da Antigüidade - pelo deserto do Saara, e longe dos demais continentes pela dimensão colossal dos dois oceanos, o Atlântico e o Índico. Apartados do resto do mundo, os africanos se viram vítimas de expedições forâneas que lhes devoravam os filhos ao longo da história.



 

História

                                               Angola
 





Angola é o segundo maior produtor de petróleo  e exportador de diamantes da África Subsariana. Segundo o Fundo Monetário Internacional, mais de 4 mil milhões de dólares teriam desaparecido do fundo de tesouraria de Angola na década de 2000. No ano de 2000 foi assinado um acordo de paz com a FLEC, uma frente de guerrilha que luta pela secessão de Cabinda e que ainda se encontra activa . É da região de Cabinda que sai aproximadamente 65% do petróleo de Angola.


É um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Filosofia e Sociologia 3

                                         Leitura


Leitura é de grande importância  para o aprendizado do ser humano . Faz  com quer a pessoa pense de maneira ampla e tambem com sabedoria e inteligência .Ao descubrir o mundo vasto que é a leitura nós ficamos mais sabios e assim ficando cada vez mais  inteligêntes , tambem com um ótimo raciocinio .
Ao interagir primeira vez com a leitura  , achei bem estranha e acabei não gostando , fui forçado a ler , meus pais me obrigavam  e assim pioravao gosto de ler algum livro .  Mas com o passar do tempo , quando menos esperei que pudesse  ler um livro ,peguei um livro na estante comecei a ler  , um livro de abentura , por incrivil que pareça gostei muito da experiência , não  fui forçando por isso gostei ainda mais.Até os dias de hoje  de vez em quando leio um livro .

Filosofia e Sociologia 2

                                        Sentimentos


Um passo muito importante para nossa vida é conhecer os nossos sentimentos a maneira como me expresso, a forma como realizado as minhas ações, como me relaciono com as coisas, as idéias, enfim, tudo está baseado nos meus sentimentos. A palavra sentimento " vem do latim perceber pelos sentidos é um caminho para chegar ao conhecimento de se mesmo.À parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico. Sendo alvo do estudo da medicina, biologia, filosofia e psicologia.A palavra sentimento diz logo é uma pessoa que sente alguma coisa por outra.Essa palavra é muito boa para o nosso dia dia por que sem sentimentos uma pessoa não consegue amar a outra.Em muitos outros momentos aparece como coisa ruim, tal qual uma idéia latente se apresenta para exercitar uma maldade qualquer. É, neste sentido, que se buscam investigar as diversas definições de sentimento que muitas pessoas têm e denota os muitos tipos de manifestações que cada ser humano deixa transparecer para com todos aqueles que os cercam dentro do princípio de ignorância e desconhecimento.Então quando você for amar uma pessoa você tem que sentir alguma coisa por ela deixa esse sentimento de levar fluir em seu peito que vai da tudo certo.

Filosofia e Sociologia

                                      Ação social



É o conceito básico da sociologia e designa de maneira geral toda ação humana que é influenciada pela consciência da situação concreta na qual se realiza e da existência de agentes sociais entre as quais a ação acontece.Isto é, ação social é todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas. Essas “outras partes” podem ser indivíduos ou grupos, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ação. A idéia central da ação social é a existência de um sentido na ação: ela se realiza de uma parte  para outra.



Tipos de ações :


Racional : Ação orientada para um fim determinado e também ações tomadas com base nos valores do indivíduo, mas sem pensar nas consequências e muitas vezes sem considerar se os meios escolhidos são apropriados para atingi-lo.


Orientada por valores : Ação que é uma fim em si mesmo.



Afetivas : Ações tomadas devido às emoções do indivíduo, para expressar sentimentos pessoais.




Tradicionais : Ações baseadas na tradição enraizada

Português 3

                                         Concordância Verbal


A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito.



Sujeito Simples :




1) Em caso de sujeito simples, o verbo concorda com o núcleo em número e pessoa:



O aluno chegou atrasado.



2) Nos casos referentes a sujeito representado por substantivo coletivo, o verbo permanece na terceira pessoa do singular:



A multidão, apavorada, saiu aos gritos.



Observação:



- No caso de o coletivo aparecer seguido de adjunto adnominal no plural, o verbo permanecerá no singular ou poderá ir para o plural:



Uma multidão de pessoas saiu aos gritos.


Uma multidão de pessoas saíram aos gritos.




3) Quando o sujeito é representado por expressões partitivas, representadas por “a maioria de, a maior parte de, a metade de, uma porção de, entre outras”, o verbo tanto pode concordar com o núcleo dessas expressões quanto com o substantivo que a segue:



A maioria dos alunos resolveu ficar.


A maioria dos alunos resolveram ficar.



Sujeito composto :




1) Nos casos relativos a sujeito composto de pessoas gramaticais diferentes, o verbo deverá ir para o plural, estando relacionado a dois pressupostos básicos:



- Quando houver a 1ª pessoa, esta prevalecerá sobre as demais:



Eu, tu e ele faremos um lindo passeio.



- Quando houver a 2ª pessoa, o verbo poderá flexionar na 2ª ou na 3ª pessoa:



Tu e ele sois primos.


Tu e ele são primos.



2) No casos em que o sujeito composto aparecer anteposto ao verbo, este permanecerá no plural:



O pai e seus dois filhos compareceram ao evento.



3) No caso em que o sujeito aparecer posposto ao verbo, este poderá concordar com o núcleo mais próximo ou permanecer no plural:




Compareceram ao evento o pai e seus dois filhos.




Compareceu ao evento o pai e seus dois filhos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Espanhol

                                    Horas em Espanhol



1. Em espanhol, pergunta-se: “¿Qué hora es?” e em português “Que horas são?”.




2. Em espanhol utiliza-se o artigo, no singular, “la” para referir-se a “uma” hora e das duas horas em diante usa-se “las”. Exemplos:



a) Es la una y diez.

São uma e dez.



b) Son las tres y veinte.

São três e vinte.



3. Volte ao exemplo anterior e perceba que a letra utilizada para o “e” do português, em espanhol foi o “y”.



4. Agora pense nos números: 12, 3, 6 e 9 de um relógio qualquer. Entre esses números há um espaço de tempo de 15 min (contados de cinco em cinco). Em espanhol esses 15 min são chamados de “un cuarto de hora” ou simplesmente “un cuarto”. Veja como se usa:



a) Son las dos y cuarto.

São duas e quinze.



5. Se somarmos mais “15 min” teremos um total de “30 min” que equivalem a “dos cuartos”, ou “media” hora.



a) Es una y media.

São uma e meia.



b) Son las ocho y media.

São oito e meia.



6. Quando a hora for inteira, ou seja, o ponteiro maior do relógio estiver no número 12 e o ponteiro menor em qualquer número, existe em espanhol uma expressão chamada “en punto”, porém não há a obrigatoriedade do seu uso.



a) Son las cuatro en punto.

São quatro horas em ponto.



7. Quando o ponteiro maior do relógio ultrapassar o número 6 significa que faltam “determinados” minutos para completar “uma determinada” hora. Veja o exemplo da figura abaixo, faltam 5 min para as 12h00 ou para o meio-dia. Em espanhol utilizamos a palavra “menos” em lugar da palavra “para”, além disso, a hora vem primeiro e depois a quantidade de minutos que falta. Em português é o contrário, primeiro vem os minutos que faltam e depois a hora. Veja os exemplos:



a) Son las doce menos cinco.

São cinco para meio-dia.

Ciências

                                       Natureza


Aplica-se a tudo aquilo que tem como característica fundamental o facto de ser natural: ou seja, envolve todo o meio ambiente que não teve intervenção antrópica.

Dessa noção da palavra, surge seu significado mais amplo: a Natureza corresponde ao mundo material e, em extensão, ao universo físico: toda sua matéria e energia, inseridas em um processo dinâmico que lhes é próprio e cujo funcionamento segue regras próprias (estudadas pelas ciências naturais).


Não à como falar  de natureza  sem falar da Amazônia :

 

Do alto, do solo ou da água, a Amazônia brasileira é um impacto para os olhos. Por seus 6,9 milhões de quilômetros quadrados em nove países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa) espalha-se uma biodiversidade sem paralelos. É ali que mora metade das espécies terrestres do planeta. Só de árvores, são pelo menos 5 mil espécies. De mamíferos, passa das 300. Os pássaros somam mais de 1.300, e os insetos chegam a milhões.


No Brasil, o bioma Amazônia cobre 4,2 milhões de quilômetros quadrados (49% do território nacional), e se distribui por nove estados (Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, parte do Tocantins e parte do Maranhão). O bioma é muitas vezes confundido com a chamada Amazônia Legal - uma região administrativa de 5,2 milhões de quilômetros quadrados definida em leis de 1953 e 1966 e que, além do bioma amazônico, inclui cerrados e o Pantanal.

A desmatação da Amazônia  :

Maravilhas à parte, o ritmo de destruição segue par a par com a grandiosidade da Amazônia. Desde que os portugueses pisaram aqui, em 1550, até 1970, o desmatamento não passava de 1% de toda a floresta. De lá para cá, em apenas 40 anos, o número saltou para 17% – uma área equivalente aos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo.


Foi pela década de 1970 que a porteira se abriu. Numa campanha para integrar a região à economia nacional, o governo militar distribuiu incentivos para que milhões de brasileiros ocupassem aquela fronteira “vazia”.

A governança e a fiscalização deram alguns passos. Mas em boa parte da Amazônia, os limites das propriedades e seus respectivos donos ainda são uma incógnita. Os órgãos ambientais correm atrás de mapas adequados e de recursos para enquadrar os que ignoram a lei. Mas o orçamento para a pasta não costuma ser generoso. O resultado, visto do alto, do solo ou das águas, também é impactante.



Soluções  :


- Desmatamento zero: Ao zerar o desmatamento na Amazônia até 2015, o Brasil estará fazendo sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global, assegurar a biodiversidade e o uso responsável deste patrimônio para beneficiar a população local. Ações contra o desmatamento e alternativas econômicas que estimulem os habitantes da floresta a mantê-la de pé devem caminhar juntas. A criação de um fundo de investimentos nacionais e internacionais tornaria a proposta viável.



- Áreas protegidas: Uma parte do bioma é protegida legalmente por unidades de conservação, terras indígenas ou áreas militares. Mas a falta de implementação das leis faz com que mesmo essas áreas continuem à mercê dos criminosos.



- Regularização fundiária: É a definição, pelo Estado, de quem tem direito à posse de terra. O primeiro passo é o mapeamento das propriedades privadas para possibilitar o monitoramento de novos desmatamentos e a responsabilização de toda a cadeia produtiva pelos crimes ambientais ocorridos.



- Governança: Para todas essas medidas se tornarem efetivas, o governo precisa estar na Amazônia, com recursos e infraestrutura para fazer valer as leis de preservação.



Anexos :



Antes :











Atualmente :



















Português 2

                                      Narrativa Real

A narração inventada , geralmente é escrita quando personagens, lugares e histórias são imaginados, a isto chamado de narrativa de ficção.Porém , quando os fatos são verdadeiros ou seja basease em fatos reais , dá - se o nome de narrativa real .

Vejamos :

Crianças que vivem em montanhas de lixo . [...] Restos de comida , um par de sapato velho , animais que se misturam a pessoas . Montanhas de lixo . Nesse ambiente estão crianças e adolescentes acompanhadas  dos pais ou não , catam lixo para ajudar no sustento da familia e sobreviverem . Este é o retrato de muitos lixões espalhados pelo Brasil à fora [...]

Português

                                        Aspas e parênteses


Usam-se as aspas  :

Para reproduzir fielmente oque o outro disse.Exemplo abaixo:

"Sei que nada sei"

No exemplo que o professor deu  é uma frase de um filosofo muito famoso , bem interressante com uso das aspas  .

Para indicar ironia

Exemplo= Poxa meu pai, é aniversário "de minha colega" e eu tenho que ir.


Para indicar gírias, expressões populares, palavras estrangeiras, inventadas fora de uso ou antiga.

Exemplos abaixo:

1º)"Magie" Jorge é jogador de basquete.

2º) Ela começou a " arrastar asa" para o colega.



Usam-se parênteses

Para separar explicações, indicações ou comentários. Exemplos abaixo:

1º)Como ele é? É bonitinha? ( começo a acerca-lo).

2º)O Brasil é rico em recursos naturais (plantas, água em abundância, minério).

Matemática 3

                             Função do 2 grau ou função quadrática


Chama-se função quadrática, ou função polinomial do 2º grau, qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax2 + bx + c, onde a, b e c são números reais e a 0.


Vejamos alguns exemplos de função quadráticas:


f(x) = 3x2 - 4x + 1, onde a = 3, b = - 4 e c = 1

f(x) = x2 -1, onde a = 1, b = 0 e c = -1

f(x) = 2x2 + 3x + 5, onde a = 2, b = 3 e c = 5

f(x) = - x2 + 8x, onde a = 1, b = 8 e c = 0

f(x) = -4x2, onde a = - 4, b = 0 e c = 0





Gráfico :



O gráfico de uma função polinomial do 2º grau, y = ax2 + bx + c, com a 0, é uma curva chamada parábola.


Exemplo:


Vamos construir o gráfico da função y = x2 + x:

Primeiro atribuímos a x alguns valores, depois calculamos o valor correspondente de y e, em seguida, ligamos os pontos assim obtidos.

Matemática 2

                          Analisando o grafico de uma função do 1 grau


O gráfico de uma função do 1.º grau é uma reta não-paralela nem ao eixo x nem ao eixo y.


1.º exemplo: Construir o gráfico da função y = 3x + 1 (a = 3 > 0)




Resolução: Sabendo que o gráfico da função y = 2x + 3 é do 1.º grau, precisamos somente conhecer dois de seus pontos para traçá-lo. Esses dois pontos podem ser obtidos atribuindo-se dois valores arbitrários para x e determinando suas ../imagens (y).



Para x = 0 y = 3



Para x = – 2 y = -1



Para x = – 1 y = 1




























Se a > 0, a função y = ax + b é crescente.




Se a < 0, a função y = ax + b é decrescente.

Matemática

                                 Zero da função polinomial do 1º grau


Chama-se zero ou raiz da função polinomial do 1º grau f(x) = ax + b, a0, o número real x tal que f(x) = 0.


Para encontrar o zero da função , é preciso igualar y = 0  ou ax + b = 0
 
Vamos determinar por exemplo , o zero da função definida por y = x-3


Algebricamente , devemos fazer :

y = x-3
x-3 = 0
x = 3

Por ordenado (3,0)

y =2x - 3
2x -3 = 0
2x = 3
x = 3/2