segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Português 6

                          Mauricio de Sousa

Hoje vou falar ,  de um dos mais famosos cartunitas do Brasil .

O cartunista é o desenhista especializado em humor, com um estilo de desenho, compatível com o tema, que costuma ser caricatural ou estilizado de forma humoristica. O termo também pode ser aplicado naqueles que produzem quadrinhos de forma geral (humorístico ou não), assim como para desenhistas de Mangá, bem como qualquer outro tipo de desenhista cuja estilo se assemelhe ao do cartoon.

O cartunista geralmente esboça seu desenho simplesmente com um lápis, para depois adicionar tinta nanquim ou similar, usando pincel ou Caneta esferográfica. Essa última etapa do processo, conhecida como arte final, também pode ser feita digitalmente.

Mauricio de Sousa :

Criador de vários  desenhos  , mas o principal é o desenho da TURMA DA MÔNICA  .

Nascido em  27 de outubro de 1935 . Em São Paulo (SP)


Ficou 5 anos escrevendo reportagens policiais. Mas chegou um tempo em que tinha que decidir entre a polícia e a arte. Ficou com a velha paixão.


Criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono Bidu e Franjinha e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.

Essa passagem deu-se em 1959.

Nos anos seguintes, Mauricio criaria outras tiras de jornal Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.

Para a distribuição desse material, Mauricio criou um serviço de redistribuição que atingiu mais de 200 jornais ao fim de uma década.

Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário