segunda-feira, 14 de março de 2011

Geografia 2

                                                  O continente Asiático


A Ásia está localizada a oeste do meridiano de Greenwich, ou seja, no Oriente, o continente está situado no hemisfério norte. De todos os continentes existentes, a Ásia é o maior, sua área é de 44 milhões de quilômetros quadrados.




Os limites de fronteira que existem no continente asiático são: ao norte, Oceano Glacial Ártico; ao sul, Oceano Índico; a leste, Oceano Pacífico; a oeste, Mar Vermelho, que o separa do continente africano, o Mar Mediterrâneo e os Montes Urais que o separa da Europa.



Além de ser o maior continente do mundo, abriga cinco dos dez países mais populosos do planeta, são eles:

- China (1,3 bilhões habitantes),

- Índia (1,1 bilhão),

- Indonésia (234 milhões),

- Paquistão (169 milhões),

- Bangladesh (150 milhões),

- Japão (127 milhões).

O produto da soma de todos os paises citados representa, aproximadamente, 60% do total da população do planeta.



Em razão de sua extensão territorial, o continente abrange diversas características naturais, econômicas e culturais.

Para facilitar as análises de todos os temas foi feita a regionalização do continente, a partir desse processo o continente asiático ficou dividido em Ásia boreal (onde se encontra a parte asiática da Rússia), Ásia Central (onde está o Casaquistão, o Usbequistão, o Turcomenistão, o Quirquistão e o Tajiquistão), Oriente Médio (abriga, em grande maioria, países árabes e mulçumanos), Ásia austral (abrange a Índia e o sudeste asiático) e Extremo Oriente (composto por China, Mongólia, Taiwan, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Japão).

Um comentário: