terça-feira, 22 de março de 2011

História 3

                               
                                              A Primeira Guerra Mundial


Os fatores que provocaram a I Guerra Mundial podem ser divididos em gerais e específicos  :


Fatores gerais  :


  • Disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados, que não conseguiam mais escoar toda a produção de suas fábricas. Tal concorrência era particularmente acirrada entre a Grã-Bretanha e a Alemanha.

  • Atritos entre as grandes potências devido a questões coloniais. Alemanha, Itália e Japão participaram com atraso da corrida neocolonialista e estavam insatisfeitos com as poucas colônias que haviam adquirido.

  • Exacerbação dos nacionalismos europeus, manipulados pelos respectivos governos como um meio de obter a adesão popular à causa da guerra. Há que considerar ainda o nacionalismo das populações que se encontravam sob o jugo do Império Austro-Húngaro ou do Império Russo e ansiavam pela independência.

Fatores específicos :

  • A França alimentava em relação à Alemanha um forte sentimento de revanchismo, por causa da humilhante derrota sofrida na Guerra Franco-Prussiana de 1870-71, e desejava recuperar a região da Alsácia-Lorena, perdida para os alemães naquele conflito.

  • A Itália, cujo processo de unificação política ocorrera no século XIX, desejava incorporar as cidades “irredentas” (não-redimidas) de Trento e Trieste, que continuavam em poder da Áustria-Hungria.

  • O Reino da Sérvia aspirava à formação de uma Grande Sérvia; para tanto, pretendia anexar o vizinho Reino do Montenegro e as regiões da Bósnia-Herzegovina, Croácia e Eslovênia, pertencentes ao Império Austro-Húngaro. As ambições sérvias eram respaldadas pela Rússia, desejosa de consolidar sua influência nos Bálcãs para ter acesso ao Mar Mediterrâneo.

  • O decadente Império Otomano (Turquia), apelidado O Homem Doente da Europa, vinha sofrendo uma dupla pressão: da Rússia, que tencionava apossar-se dos estreitos do Bósforo e dos Dardanelos, e da Grã-Bretanha, que desejava libertar as populações árabes do domínio turco, a fim de poder explorar o petróleo do Oriente Médio. Tal situação levou o governo otomano a se aproximar da Alemanha, em busca de ajuda técnica e militar.



Consequências da I Guerra Mundial :


* 11 milhões de mortos (destes, 8 milhões eram combatentes).

* Fim dos impérios Russo, Austro-Húngaro, Alemão e Otomano.

* Surgimento de novos Estados europeus:

 Do desmembramento do Império Austro-Húngaro: Áustria, Hungria, Checoslováquia e Iugoslávia   (nome oficial da “Grande Sérvia”, criado em 1931).

 Do desmembramento do Império Russo:

 URSS, Finlândia, Polônia, Lituânia, Letônia e Estônia.

* Crise econômica generalizada, com especial gravidade na URSS, Itália e Alemanha.

* Surgimento dos regimes totalitários, tanto de esquerda (comunismo) como de direita (fascismo).

* Ascensão dos EUA à posição de maior potência mundial.

* Criação da Sociedade das Nações ou Liga das Nações – um dos poucos itens dos “14 Pontos” que  foram aproveitados.

* Existência de minorias étnicas com tendência separatista em vários países da Europa Central e Oriental, criando graves focos de tensão.

Um comentário: