quinta-feira, 18 de março de 2010

Geografia 2

                                    O Muro de Berlim

Ficou de pé 28 anos, de  1961 a 1989.

Na manhã bem cedo do dia 13 de agosto de 1961, a população de Berlim, próxima à linha que separava a cidade em duas partes, foi despertada por barulhos estranhos, exagerados. Ao abrirem suas janelas, depararam-se com um inusitado movimento nas ruas a sua frente.

Soldados trabalhando na construção do muro.

Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, a capital alemã, Berlim, foi dividida em quatro áreas. Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética passaram a comandar e administrar cada uma destas regiões.



O muro, que começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado por quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar.








Queda do Muro de Berlim (9 de novembro de 1989)



..................................................................................................................
                   

                 A posição dos Estados Unidos  e da União Sovietica durante a Guerra


A Guerra Fria foi o conflito entre Estados Unidos e  União Sovietica.
Sobre esses assuntos  sistemas políticos, econômicos e militares.

A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, enquanto os Estados Unidos tentavam influenciar outros países com o sistema capitalista que se baseava na democracia e na economia de mercado.

Para reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir deste oferecimento a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo então inimigo político.

A guerra fria não teve uma data correta para o seu fim, mas a queda do muro de berlim foi um grande passo para que a guerra fria chegasse ao fim, assim como quando a União Soviética tentava acompanhar os EUA em suas corridas espaciais e amamentistas e acabaram se dando mal, tao mal que hoje nem ao menos existem para contar história, isso aconteceu porque a União Soviética não tinha dinheiro suficiente para financiar as tais buscas, e acabou falindo por não ter resultados satisfatórios.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário