Horas em Espanhol
1. Em espanhol, pergunta-se: “¿Qué hora es?” e em português “Que horas são?”.
2. Em espanhol utiliza-se o artigo, no singular, “la” para referir-se a “uma” hora e das duas horas em diante usa-se “las”. Exemplos:
a) Es la una y diez.
São uma e dez.
b) Son las tres y veinte.
São três e vinte.
3. Volte ao exemplo anterior e perceba que a letra utilizada para o “e” do português, em espanhol foi o “y”.
4. Agora pense nos números: 12, 3, 6 e 9 de um relógio qualquer. Entre esses números há um espaço de tempo de 15 min (contados de cinco em cinco). Em espanhol esses 15 min são chamados de “un cuarto de hora” ou simplesmente “un cuarto”. Veja como se usa:
a) Son las dos y cuarto.
São duas e quinze.
5. Se somarmos mais “15 min” teremos um total de “30 min” que equivalem a “dos cuartos”, ou “media” hora.
a) Es una y media.
São uma e meia.
b) Son las ocho y media.
São oito e meia.
6. Quando a hora for inteira, ou seja, o ponteiro maior do relógio estiver no número 12 e o ponteiro menor em qualquer número, existe em espanhol uma expressão chamada “en punto”, porém não há a obrigatoriedade do seu uso.
a) Son las cuatro en punto.
São quatro horas em ponto.
7. Quando o ponteiro maior do relógio ultrapassar o número 6 significa que faltam “determinados” minutos para completar “uma determinada” hora. Veja o exemplo da figura abaixo, faltam 5 min para as 12h00 ou para o meio-dia. Em espanhol utilizamos a palavra “menos” em lugar da palavra “para”, além disso, a hora vem primeiro e depois a quantidade de minutos que falta. Em português é o contrário, primeiro vem os minutos que faltam e depois a hora. Veja os exemplos:
a) Son las doce menos cinco.
São cinco para meio-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário