quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Português 5

                                       Concordância Verbal II



O verbo de uma oração deve concordar em número e pessoa com o sujeito, para que a linguagem seja clara e a escrita esteja de acordo com as normas vigentes da gramática. Observe:




1. Eles está muito bem. (incorreta)

2. Eles estão muito bem. (correta)



O sujeito “eles” está na 3ª pessoa do plural e exige um verbo no plural. Essa constatação deixa a primeira oração incorreta e a segunda correta.



Primeiramente, devemos observar quem é o sujeito da frase, bem como analisar se ele é simples ou se é composto.



Sujeito simples é aquele que possui um só núcleo e, portanto, a concordância será mais direta. Vejamos:



1. Ela é minha melhor amiga.

2. Eu disse que eles foram à minha casa ontem.



Temos na primeira oração um sujeito simples “Ela”, o qual concorda em pessoa (3ª pessoa) e número (singular) com o verbo “é”.

Já na segunda temos um período formado por duas orações: “Eu disse” que “eles foram à minha casa ontem”. “Eu” está em concordância em pessoa e número com o verbo “disse” (1ª pessoa do singular), bem como “eles” e o verbo “foram” (3ª pessoa do plural).



Lembre-se que período é a frase que possui uma ou mais orações, podendo ser simples, quando possui um verbo, ou então composto quando possuir mais de um verbo.



Sujeito composto é aquele que possui mais de um núcleo e, portanto, o verbo estará no plural. Vejamos:



1. Joana e Mariana saíram logo pela manhã.

2. Cachorros e gatos são animais muito obedientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário