quarta-feira, 7 de abril de 2010

Portugues 3

Ser: verbo que dá sentido de existência e características de uma pessoa ou coisa. Fácil, portanto, compreender a oração .


Estar: verbo que expressa lugar e tempo com precisão; expressa o estado de uma pessoa e os momentos delimitados de uma ação.






Verbo Ser...


Gerúndio: sendo

Particípio passado: sido

Indicativo

Presente / Pretérito perfeito / Pretérito imperfeito

eu sou                eu fui                  eu era

tu és                 tu foste                  tu eras

ele/ela é         ele/ela foi              ele/ela era

nós somos    nós fomos              nós éramos

vós sois        vós fostes                vós éreis

eles/elas são eles/elas foram   eles/elas eram




Verbo Estar...


Gerúndio: estando

Particípio passado: estado

Indicativo

Presente  / Pretérito perfeito /  Pretérito imperfeito

eu estou          eu estive                      eu estava

tu estás          tu estiveste                     tu estavas

ele/ela está   ele/ela esteve              ele/ela estava

nós estamos  nós estivemos         nós estávamos

vós estais     vós estivestes            vós estáveis

eles/elas estão  eles/elas estiveram  eles/elas estavam

Nenhum comentário:

Postar um comentário