quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Geografia 2

                                      México e Canadá

O Canadá tem um dos maiores territórios do mundo .
O território canadense soma9.970.610 km² .  Essa àrea faz do país o segundo mais extenso do mundo , menor apenas do que a Rússia .

A formação do Canadá :

A  primeira forma organizada de ocupação do território canadense foi feita pelos franceses . Na década de 1540 , alguns exploradores franceses .
Depois de prolongada guerra com os índigenas , entre 1600 e 1630 , os franceses ocuparam definitivamente o Vale do Rio São Lourenço . A região recebeu o nome de Nova França .
Os próprios americanos , em 1812 , invadiram o Canadá , numa  tentativa de anexar o resto das colônias britânicas na América do Norte ,  desencadeando a  Guerra de 1812 .


O espaço geográfico do Canadá :

A economia e a natureza mantêm estreitas relações no Canadá . Muitas atividades dependem da exploração , beneficiamento , comercialização e ex - portação de produtos naturais . Um exemplo dessa proximidade entre economia e meio ambiente são as florestas canadenses .


A população Canadense :

Desde o começo do século XX o Canadá se preocupou em desenvolver a agricultura . Com  seu vasto território , conseguiu grandes lucros exportando alimentos para Europa , que até a década de 1950 se encontrava em permanente crise de produção devido às guerras .
Parte desses lucros foi investida em indústrias complementares à produção agrícola , como fábricas de tratores e colheitadeiras . A agricultura canadense evoluiu mais ainda utilizando máquinas .


México  :

O México distingue-se dos demais países da América do Norte por apresentar graves problemas sociais . A miséria no campo , as periferias empobrecidas nas cidades , o desemprego em massa e os baixos salários empurram grande número de mexicanos para os Estados Unidos , onde tentam entrar ilegalmente .

O espaço geográfico mexicano :

A parte norte do território mexicano é extremamente árida . As dificuldades de povoamento impostas por esse clima adverso somam - se à falta de investimentos em pesquisas e tecnologia - o que dificulta a expansão e a modernização das práticas agrícolas .

A internacionalização da economia mexicana :

A implatação do Nafta , em 1994 , estimulou a instalação de um conjunto de maquiladoras na fronteira norte do México .
As maquiladoras são indústrias estrangeiras que produzem mercadorias variadas em território mexicano .
As maquiladoras existem no México desde 1965 . A partir de 1994 elas se multiplicaram , favorecidas pela diminuição gradual da cobrança de taxas alfandegárias .

A população e a Urbanização do México :

A população do méxico - mais de 106 milhões de habitantes em 2005 -  é muito heterogênea , mas a herança dos ameríndios é visível . Cerca de 60% dos mexicanos são mestiços de indígenas com europeus .
Só na década de 1990 o êxodo rural passou a fazer parte marcante da vidas dos mexicanos  .


Nafta :

A economia mundial passou por profundas mudanças nas décadas de 1980 e 1990 . A mais notável foi o colapso da União Soviética , que afetou quase todos os países socialistas .

NAFTA: bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México



Foi ratificado em 1993, entrando em funcionamento no dia 1º de janeiro de 1994.



Objetivos do NAFTA  :




- Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros;

- Reduzir os custos comerciais entre os países membros;

- Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica;

- Aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros;



Funcionamento do NAFTA (vantagens para os países membros)



- Empresas dos Estados Unidos e Canadá conseguem reduzir os custos de produção, ao instalarem filiais no México, aproveitando a mão-de-obra barata;

- O México ganha com a geração de empregos em seu território;

- O México exporta petróleo para os Estados Unidos, aumento a quantidade desta importante fonte de energia na maior economia do mundo;

- A produção industrial mexicana, assim como as exportações, tem aumentado significativamente na última década.

- A geração de empregos no México pode ser favorável aos Estados Unidos, no sentido em que pode diminuir a entrada de imigrantes ilegais mexicanos em território norte-americano;

- Negociando em bloco, todos países membros podem ganhar vantagens com relação aos acordos comerciais com outros blocos econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário