sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Geografia

                                  A Formação Dos Estados Unidos


  Para acelerar ainda mais a ocupação da América do Norte , a coroa inglesa concedeu grande parte das terras que hoje fazem parte dos Estados Unidos a duas grandes empresas . As terras situadas ao sul ficaram  sob a administração da Companhia Plymouth ; as do norte foram  cedidas à Companhia de Londres .
   No sul ,  a colonização baseou - se em plantations  , grandes latifúndios monocultores voltados a exploração .
   No norte , ocorreu uma colonização diferente . Aproveitando rivalidades religiosas dentro da Inglaterra  , a Companhia de Londres ofereceu terras para grupos religiosos puritanos discriminados e perseguidos .


A expansão territorial dos Estados Unidos :

 Desde o seu surgimento , as Treze Colônias atraíram muitos imigrantes europeus , que vinham com esperança de encontrar nelas melhores condições de sobrevivência do que na Europa , onde a qualidade de vida era muito ruim  :  as cidades cresciam desordenadamente , não havia saneamento básico nemtrabalho para todos e os salários eram muitos baixos .
 Os imigrantes acreditavam que os Estados Unidos ofereciam muitas oportunidades , especialmente para conseguir terras e enriquecer .

A expansão marítima dos Estados Unidos :

 Os norte-americanos não se preocuparam apenas em conquistar territórios vizinhos às Treze Colônias . Seu expansionismo estendeu - se a terras muito mais distantes .
 Em 1867 os Estados Unidos compraram o Alasca , aproveitando - se da decadência da economia russa .
 Outro território conquistado nessa época foi o Havaí  .


O povoamento dos Estados Unidos :


 A conquista de vastos territórios pelos  Estados Unidos gerou a necessidade de  efetivamente ocupá - los .    Os governantes temiam que índios e mexicanos tentassem retomar suas terras .
 O processo de conquista e ocupação de terras , bem como de sua  transformação em estados foi muito rápido .


O espaço agrário dos Estados Unidos :


 Com gigantescas dimensões territoriais , os Estados Unidos possuem uma das maiores produções agrícolas do mundo .
 Desde os tempos coloniais , em toda a faixa centro-leste do país se desenvolveram os belts (cinturões agrícolas ) , aglomerandos de grandes  fazendas  nas quais é cultivado apenas um produto .


A população dos Estados Unidos :


 Em 2007 , a população dos Estados Unidos somava pouco mais de  300 milhões de habitantes . Está distribuída irregularmente pelo território  :  as maiores  concentrações demográficas estão no Nordeste , na costa oeste e às margens do Golfo do México .
 Essa distribuição obedece a diversos fatores .
 A sociedade norte-americana  tem uma elevada taxa de urbanização . Essa urbanização é fruto da intesa industrialização que desde o século XIX , atrai trabalhadores do campo para cidade  . A população norte-americana era nitidamente rural em meados dos século XIX e tornou-se majoritariamente urbana . Hoje os Estados Unidos são um dos países mais urbanizados do mundo .
 A população norte-americana também costuma ser analisada sob o ponto de vista étnico .

Nenhum comentário:

Postar um comentário