quinta-feira, 28 de outubro de 2010

História 2

                                               História


Nobreza :


A nobreza era constituída pelas principais famílias do reino, que tinham muita riqueza, grandes propriedades e descendiam das famílias guerreiras dos tempos da Reconquista. Os seus títulos de nobreza tinham sido recebidos, em muitos casos, pelos serviços prestados à Coroa, assim como muitas das suas terras (as honras). Os nobres também não pagavam impostos e ainda governavam as suas terras como pequenos reis. Viviam nas terras senhoriais, em castelos e palácios.



Clero :

Clero é o conjunto de religiosos que fazem parte da Igreja. Na Igreja Católica Apostólica Romana, por exemplo, fazem parte do clero os padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa.


Cada integrante do clero possui funções e poderes diferentes dentro da hierarquia da igreja. Esta palavra tem origem grega (klêros).


Aristocracia :

Um grupo constituído por integrantes de camadas sociais com grande poder político e econômico. Esta camada social era típica do período em que a monarquia existiu em grande parte das nações européias. Portanto, muitos aristocratas faziam parte da nobreza.


Os aristocratas possuíam privilégios em relação às outras classes sociais. Eram detentores de grandes propriedades rurais e tinham uma grande influência na condução da vida política de seus países.

A aristocracia tinha um jeito próprio de se vestir e freqüentava apenas locais destinados ao seu grupo. Os aristocratas não se misturavam com integrantes de outras camadas sociais.


Burguesia :
É uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, jóias, etc) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico.


 
Rei :
A função do rei é reinar sobre seus domínios. quer dizer ele era o soberano de todo o território, dono da terra, da colheita, das contruções, da Lei, da vontade e de tudo.


Mesmo que concedesse terras a outros ainda assim seria dono de parte de tudo pelo direito de vassalagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário