segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Português 5

                                      POEMAS DO LIVRO DE PORTUGUÊS

 A.  o exagero  (hipérbole) para realçar uma ideia

1.Por voçê eu dançaria tango no teto
   Eu limparia os trilhos do metrô
   Eu iria a pé do Rio a Salvador .
   (Barão Vermelho , Por você)

B. a repetição de um ou mais termos

1.No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra .
(Carlos Drummond de Andrade)

C. a antítese  - oposição de duas ideias

1.Amor é fogo que arde sem se ver ,
é ferida que dói e não se sente ;
é um contentamento descontente ,
é dor que desatina sem doer .
(Luis de Camões,musicada por Renato  Russo)

D. a comparação , para uma definição mais expressiva

1.Saiba que os poetas como os cegos
Podem ver na escuridão .
(Chico Buarque , Choro bandido.)

E. a combinação de palavras , construindo novos e múltiplos sentidos

1.Meu coração vagabundo
Quer guadar o mundo em mim .
(Caetano Veloso,Coração vagabundo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário