quinta-feira, 18 de novembro de 2010

História 3

                                          Iluminismo  ( 2 parte )


Os  principais   pensadores iluministas  : 


John Locke :
 
John Locke foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington.
As  ideias do inglês John Locke ( 1632 - 1704 ) ajudaram a derrubar o absolutismo na Inglaterra . Locke dizia que todos os homens , ao nascer  , tinham direitos naturais :  direito à vida , à liberdade e à propriedade  . Para garantir esses direitos naturais , os homens haviam criado governos .


Voltaire :

Voltaire era o pseudônimo (apelido) de François-Marie Arouet. Foi um importante ensaísta, escritor e filósofo iluminista francês. Nasceu na cidade de Paris, em 21 de novembro de 1694 e morreu, na mesma cidade, em 30 de novembro de 1778. Durante sua vida escreveu diversos ensaios, romances, poemas e até peças de teatro.
Pensamento e idéias defendidas  : 

- Voltaire foi influenciado, no campo da idéias, pelo cientista Isaac Newton e pelo filósofo John Locke.
- Defendia as liberdades civis (de expressão, religiosa e de associação).
- Criticou as instituições políticas da monarquia, combatendo o absolutismo. 
- Criticou o poder da Igreja Católica e sua interferência no sistema político.
- Foi um defensor do livre comércio, contra o controle do estado na economia.
- Foi um importante pensador do iluminismo francês e suas idéias influenciaram muito nos processos da Revolução Francesa e de Independência dos Estados Unidos.

Montesquieu  :

  O jurista francês Charles-louis de Secondat  , Barão De Montesquieu  ( 1689 - 1755 )  , não se contentou apenas em apontar problemas da sociedade em que vivia , apresentou também soluções para resolvê-los .
  Em sua principal obra , O espiríto das leis , dizia que "qualquer pessoa que tenha o poder tenderá a abusar dele"  . Então , para evitar  que o poder se concentrasse nas mãos de uma só pessoa , propôs a divisão do governo em três poderes :  
Executivo (para administrar o país e executar as leis ) , Legislativo ( para elaborar e aprovar as leis) e Judiciário (para fiscalizar o cumprimento das leis e  julgar os conflitos ) .
  Montesquieu dizia que  o governo assim dividido só funcionaria bem se  os três poderes fossem autônomos , isto é , se um não se intrometesse na área de  atuação do outro .


Rousseau :

Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas idéias influenciaram a Revolução Francesa (1789).

Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu no momento do parto. Foi criado pelo pai, um relojoeiro, até os 10 anos de idade. Em 1722, outra tragédia familiar acontece na vida de Rousseau, a morte do pai. Na adolescência foi estudar numa rígida escola religiosa. Nesta época estudou muito e desenvolveu grande interesse pela leitura e música.

No final da adolescência foi morar em Paris e, na fase adulta, começou a ter contatos com a elite intelectual da cidade. Foi convidado por Diderot para escrever alguns verbetes para a Enciclopédia.

No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convide do filósofo David Hume.

Adam Smith : 

  Divergia dos fisiocratas em um ponto importante ele , a  única fonte de riqueza era  o trabalho , não a terra . Mas , assim como  os fisiocratas ,  Smith também condenava o pacto colonial , isto é , a  ideia de que a colônia só poderia comeciar com sua metrópole . Na opinião dele , se houvesse livre comércio entre as nações  , todas elas sairiam lucrando , pois cada uma se dedicaria  àquilo que conseguisse produzir melhor .  as nações com perfil mais agrícola se dediriam à agricultura  e as mais industrializadas se especializaram na indústria .
  Essa ideia foi muito bem recebida pela burguesia da Inglaterra , pois esse país estava se industrializando rapidamente  e desejava ampliar o mercado para seus produtos industrializados .

Nenhum comentário:

Postar um comentário