quinta-feira, 25 de novembro de 2010

História 4

                                        A formação Dos Estados Unidos



O nome ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA surgiu em 1776, quando do 2° Congresso Continental da Filadélfia, onde se reuniram representantes das 13 colônias inglesas na América do Norte, que fizeram a opção pelo separatismo frente a metrópole e ao mesmo tempo resolveram promover a união das colônias (que se tornavam Estados livres) na América.
Vale lembrar que as colônias eram independentes entre si, cada uma possuía seu governador e suas próprias leis.
Ë interessante reparar portanto que os EUA eram um pequeno país, a soma das treze colônias, que ocupava a faixa do litoral Atlântico.




O mapa acima mostra a região das 13 colônias inglesas e destaca a região interior sob domínio francês.

O mapa abaixo mostra o domínio inglês sobre os territórios do interior e de Quebec, fato que ocorreu após a vitória inglesa sobre a França na Guerra dos Sete Anos (1756 -- 63). Destaca ainda o território ocupado pelas 13 colônias, que deram origem ao primeiro país livre na América.





Das primeiras colônias às guerras indígenas.
       As colônias norte-americanas pretendiam uma maior riqueza sem impostos nem controle. O ressentimento contra a metrópole inglesa cresceu e transformou-se em rebelião. A Revolução Norte-americana garantiu liberdade e uma constituição democrática. Durante as décadas seguintes, a expansão da fronteira dos Estados Unidos, rumo ao oeste, foi o estopim das guerras indígenas. Mas o norte e o sul estavam profundamente divididos, e o preço de uma eventual unidade foi uma cruenta e dispendiosa guerra civil.
        O "Tea Party" de Boston. Colonos europeus disfarçados de de índios, atacaram os navios britânicos e derramaram o chá indiano fortemente taxado pela metrópole, no Rio Charles.

       Causas de Revolução Americana
       Tributação. A Inglaterra tentou recuperar seus custos com a Guerra dos Sete Anos, cobrando impostos de suas colônias, mas negando-lhes um lugar no parlamento.
       Comércio colonial. A Inglaterra tentou restringir o comércio interno e externo da América do Norte.
       A proibição de expansão. Os colonos estavam insatisfeitos por não poderem expandir seu território a oeste.
       Diferenças religiosas. Muitos colonos eram dissidentes que foram para a América em busca de liberdade religiosa. A posição oficial da Igreja Anglicana era sentida como uma ameaça.

       Consequências da Revolução Norte-americana
       Uma nova Constituição. Os colonos criaram uma Constituição baseada nos princípios iluministas.
       Leberalização. A liberdade de culto foi garantida e a escravidão foi gradualmente abolida nos estados do norte.
       Expansão dos Estados Unidos. As ocupações Norte-americanas expandiram-se rumo ao oeste, invadindo terras indígenas.
       Idéias revolucionárias. A experiência norte-americana provou, pela primeira vez na história moderna, que combater a velha ordem podia obter sucesso. A independência norte-americana inspirou franceses e sul-americanos.

       Figuras-chave da Revolução Norte-americana
       John Adams(1735-1826). Adams influenciou a concepção da Declaração de Independência e da Constituição Americana. Posteriormente, ajudou nas negociações do Tratado de Paris e foi o segundo presidente dos Estados Unidos(1797-1801).
       Marques de Cornwallis(1738-1805). Foi o primeiro comandante britânico na Carolina do Sul. Após alguns sucessos iniciais, deslocou-se para o norte e foi derrrotado em Yorktown em 1781.
       Benjamin Franklin. Editor, publicista e homem  de Estado, Franklin ajudou a redigir a Declaração de Independência. Alistou franceses para ajudar os colonos e negociou o Tratado de Paris.
       Thomas Jefferson(1743-1826). Próspero fazendeiro da Virgínia e homem de Estado, Jefferson foi o principal autor da Declaração de Independência. Foi o terceiro presidente dos Estados Unidos(1801-1809).
       Thomas Paine(1737-1809). O panfleto de Paine, Senso Comum(1776), mudou o rumo da opinião americana sobre a independência. Seu texto Os direitos do homem(1791) foi seminal para os revolucionários.
       Paul Revere(1735-1818). Ourives e editor de Boston, revere advertiu os colonos de que os ingleses se aproximavam de Lexington e Concórdia em abrtil de 1975.
      Geroge Washington(1732-1799). Washington comandou o exército Continental. Após atrair os ingleses para Boston em 1776, forçou-os à rendição final em em Yotktown. Foi eleito primeiro presidente dos Estados Unidos em 1789.

       O crescimento dos Estados Unidos
       Os Estados Unidos provém das treze colônias britânicas da costa leste, que declararam sua independência em 1776. Nos cem anos seguintes, o país se expandiu para o sul e oeste, através de  conquista, compra e ocupação de territórios.
       antes de 1750 - As treze colônias britânicas
       1790 -  Territórios adquiridos pelo tratado de Paris
       1820 - Compra da Lousiânia da França
       1855 - Territórios tomados do México em 1846-1848
       Após 1850 - Territórios colonizados após as guerras indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário