terça-feira, 7 de junho de 2011

Ciências

                                                       Pressão


Pressão é a grandeza dada pela intensidade da força aplicada sobre uma superfície, porunidade de área.A massa é uma propriedade da matéria e, para um determinado volume, depende da natureza da substância, seu estado físico, sua temperatura e da pressão a qual está sendo submetida. Podemos verificar como varia a massa com as diferentes substâncias, medindo a massa da unidade de volume.


Um fluido, como os gases ou líquidos, é uma substância em que as suas moléculas estão dispostas aleatoriamente e que se mantêm juntas devido a forças fracas de coesão, ou devido à substância estar contida dentro de um recipiente.

A força exercida por um fluido (por exemplo, água), em qualquer ponto de um objecto nele submerso, é perpendicular à superfície do objecto e no sentido do interior do mesmo.

Se o fluido estiver contido num recipiente, ele também exerce força sobre as paredes. É o caso de um gás encerrado dentro de um recipiente fechado, que exerce pressão sobre as superfícies em contacto com ele, ou seja, a pressão representa, à escala macroscópica, as colisões entre as moléculas do gás e as paredes do recipiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário