quinta-feira, 2 de junho de 2011

Música

                                                           PoP


O Pop surgiu nos Estados Unidos na década de 50. O estilo musical é marcado pela conservação da estrutura formal da música: “verso – estribilho – verso”, executada de modo sensível e melódico, normalmente assimilado por um grande público. Ainda são características dos cantores Pop o hábito de fazer cenários de shows extravagantes, muita dança e inúmeros outros artíficios.




Anos 50



A história do Pop se inicia um pouco antes, na década de 30, pois foi nesse período que surgiram estilos que influenciariam mais tarde o desenvolvimento do gênero, como o Blues e o Country. De fato, os cantores mais famosos da década de 50 foram Bing Crosby, Frank Sinatra, Dean Martin e indiretamente, Elvis Presley.



Anos 60



Com a evolução do estilo musical, cantores como Bob Dylan, Carole King, Neil Diamond, ídolos dos adolescentes da época, surgiram nesse período. Além disso, algumas músicas do The Beatles também tiveram sua faceta Pop.



Anos 70



No cenário da música dos anos 70 surgiram os estilismos country dos Eagles, o rock-influenced pop de Rod Stewart, Steely Dan, Fleetwood Mac. e ABBA, além dos novos sons vindos da Disco e dos Bee Gees, e o piano-based Pop de Billy Joel e Elton John.



Anos 80



O Pop dos anos 80 pode ser resumido em dois fenômenos: Michael Jackson, já que seu álbum Thriller se tornou o mais vendido de todos os tempos (104,5 milhões de cópias até 2006); e Madonna com seu Dance Pop. Michael e Madonna fizeram tanto sucesso que são considerados “rei” e “rainha” do Pop, respectivamente.



Anos 90



Os anos 90 foram marcados pelas boy bands e girl groups (grupos de 5 a 6 garotos ou garotas vocalistas dançantes que se revezavam no solo vocal). Alguns exemplos de bandas assim que estouraram na época são Spices Girls e Backstreet Boys. Ainda nesse período, podemos citar o surgimento das pop princesses, como Mandy Moore, Britney Spears, Beyoncé, Jessica Simpson e Christina Aguilera, e os fenômenos do Pop latino Ricky Martin, Jennifer Lopez, Shakira e Enrique Iglesias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário