sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Geografia

                     América  : O  espaço geografico antes da colonização


O que é sítio Arqueológico ?

Sítio arqueológico é um local onde ficaram preservados artefatos , construções ou outras evidências de atividades humanas ocorridas num passado muito distante .

 Os ameríndios da América do Norte :

 As nações indígenas da América do Norte distribuíram-se pelo território que corresponde hoje aos Estados Unidos,Canadá e norte do Mexico .
 Os primeiros desses grupos humanos fixaram-se no litoral,cujo traçado irregular , com muitas reentrâncias , favorecia a pesca(primeira atividade  do ser humano na América) . Esses antigos habitantes construíam canoas e  desenvolveram vários utensílios de pesa ; faziam barragens para capturar salmões e conheciam métodos para conservar os peixes .

Apaches e Navajos :

 Muito organizados,esses povos dedicavam-se à coleta e à caça . Eram comuns as guerras com nações vizinhas devido à disputa de território  ricos em recursos e alimentos .
 Os apaches foram praticamente dizimados no século XIX,durante a colonização do oete dos Estados Unidos . Garimpeiros,fazendeiros e comerciantes tomaram a maior parte das suas terras .

O que são civilizações ?

 Um determinado povo ou nação também pode dar nome a uma civilização.Para tanto,deve apresentar um especial progresso social,político,econômico e científico .

Os astecas :

 Os astecas ou mexicas (daí México) constituíram uma sofisticada civilização pré-colombiana na América Central , entre 1325 e 1521 . Procedentes do México .
 Os astecas acreditavam na divindade dos corpos celestes e dedicaram-lhes grandes monumentos , como as pirâmides do Sol e da Lua .
 A religião era muito importante , a ponto de constituir a base da educação asteca .



















 Os maias :

 Situada também na América Central , a civilização maia começou muito antes que surgissem os astecas e estendeu - se ainda por mais de um século depois que estes desapareceram.
 Uma das marcas  dessa civilização foi a construção de cidades e monumentos .
 Os maias usavam muitos templos como calendários e observatórios astronômicos , aos quais apenas os sacerdotes tinham acesso .






















Os Incas :

 A civilização inca dominou toda a região dos Andes , territórios que hoje fazem parte de Colômbia,Equador,Peru,Bolívia,Chile e Argentina .
 Os incas construíram uma grande rede de estradas , na qual circulavam continuamente mensageiros levando notícias e carregadores transportando mercadorias .
 Os incas desenvolveram importantes técnicas de construção e suas cidades eram bem maiores do que muitas das grandes cidades europeia na época da colonização espanhola .
 A sociedade inca fez grandes avanços nas ciências .

Nenhum comentário:

Postar um comentário